domingo, 28 de junho de 2009

Questão do Dia


Resposta da Questão do Dia, de 20/06/2009:

( C ) Tipo, termo comum que significa modelo, referência, é um termo de uso freqüente e vinculado, em suas raízes, à diplomática.
( C ) Tipo documental está ligado diretamente à forma e à unidade documental; forma é a configuração que apresenta um documento segundo os diferentes estados de transmissão.
( E ) O termo tipo, aplicado aos documentos de arquivo, tem, ao longo do tempo, três versões: tipo diplomático, tipo jurídico e tipo documental. O tipo diplomático se reconhece pela disposição das formalidades jurídico/administrativas exigidas na formalização do negócio ou assunto.
( C ) Não se descreve o tipo documental, pois ele não é a unidade documental. No momento da identificação e da descrição, ele, o tipo documental, é uma característica de uma unidade documental.
( C ) O tipo documental é modelo que permite serem reconhecidos os documentos de iguais características, que são testemunhos de ação ou ato determinado.
( E ) A análise documental é descrição arquivística e, também, identificação. A identificação é reconhecimento, e a descrição é representação.


Questão do Dia...

(DFTRANS/2008)

Acerca das tipologias documentais e dos suportes físicos, julgue os próximos itens.

( ) Leis, decretos-leis, decretos, estatutos e regimentos são atos enunciativos.
( ) No caso da documentação pública, são classificados como atos de ajuste os documentos pactuais referentes a acordos de vontade em que pelo menos uma das partes é a administração pública.
( ) O documento público é reconhecível por sua proveniência, sua categoria, sua espécie e seu tipo.
( ) É conhecida como tipologia documental a reunião de espécies documentais que se assemelham por suas características essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso.
( ) Ata de reunião, relatório de atividades e projeto de trabalho são exemplos de categorias documentais.

1 comentários:

Unknown disse...

E; normativos
C;
E; espécie e tipo não variam em documentos públicos ou privados
C;
E; tipos documentais