sexta-feira, 12 de junho de 2009

Enfim, o rascunho do projeto

Em nosso projeto, que ainda está em fase de construção, graças a uma primeira ideia nada razoável (não é, Marlos... rsrsrs), optamos por realizar uma análise de documentos não muito convencionais. Nele, realizaremos a análise de documentos de um arquivo pessoal, cujo valor emocional é muito importante para seu produtor arquivístico.

Neste sentido, os documentos serão:
  1. um ingresso de um jogo de futebol da copa do mundo de 1950;
  2. uma camiseta de futebol da seleção brasileira;
  3. uma bola de futebol;
Esses documentos fazem parte do arquivo pessoal do maior craque da história do futebol mundial: Pelé.

Quando o Brasil foi derrotado para o Uruguai no final da Copa de 1950, o então menino prometeu a seu pai que ganharia um mundial (a história é verídica e será contada em outros capítulos...)

O ingresso da copa de 1950:
A camiseta da seleção utilizada pelo jogador na final:



A bola utilizada na final da Copa:

Para a elaboração das análises, em príncipio, temos pensado na descrição das seguintes características dos documentos: Gênero, Espécie, Formato, Forma, Datas tópica e cronológica, Suporte, Funções Administrativa e Arquivística, Fundo, Sinais de Validação, entre outros que porventura se julguem necessários ao longo do projeto.

Neste sentido, a bibliografia básica a ser utilizada no projeto, além de outras complementares que surjam durante o trabalho, será:

ANCONA LOPEZ, André Porto. Tipologia Documental de partidos e associações políticas brasileiras. São Paulo: Programa de pós-graduação em História Social (USP); Ed. Loyola, 1999.

BELLOTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica em arquivística; reconhecendo e utilizando o documento de arquivo. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo/Arquivo do Estado, 2000. (Projeto Como Fazer)

______. Diplomática e Tipologia Documental. In: Arquivos Permanentes: tratamento documental. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. p 45-63

______. Identificação diplomática dos documentos. In: Arquivos Permanentes: tratamento documental. São Paulo: T.A Queiroz, 1991.

DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para uma Antigua Ciência. Trad. Manuel Vásquez. Córdoba - Argentina, 1995.

GRUPO DE TRABAJO DE ARCHIVEROS MUNICIPALES DE MADRID. Manual de tipologia documental delos municipios. Madrid: Consejeria de Cultura de la Comunidad de Madrid, 1988. (Archivos, Estudios, 2).

0 comentários: