sábado, 20 de junho de 2009

Dica de Filme

O Ultimato Bourne

Sinopse


Jason Bourne (Matt Damon) é um homem que vive sem país e sem passado após ter sido submetido a um treinamento brutal, ao qual não se lembra, por pessoas que não conhece. Ele é uma sofisticada arma humana, perseguida incessantemente pela CIA. Após sua última aparição ele decidiu sumir para sempre e esquecer a vida que lhe foi roubada.





Entretanto uma matéria em um jornal de Londres, que especula sobre sua existência, faz com que ele torne-se mais uma vez um alvo. O programa Treadstone, que criou Bourne, já não existe mais, mas serviu de base para o programa Blackbriar, desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O Blackbriar desenvolve uma geração de novos matadores treinados secretamente pelo governo, que acredita que Bourne é uma ameaça de US$ 30 milhões que deve ser eliminada de uma vez por todas. Já Bourne vê neles uma oportunidade de descobrir quem realmente é e o que fizeram com ele.



Comentário Arquivístico


O filme, dentro do aspecto arquivístico, apresenta um bom exemplo sobre a questão da imparcialidade dos documentos de arquivo. De fato, o produtor arquivístico nunca é neutro, entretanto, a documentação arquivística por ele produzida, enquanto reflexo de quem a produziu, se posiciona de modo neutro frente aos fatos e a realidade.
Na parte final do filme, observa-se que alguns documentos que serviram de base para o desenvolvimento do programa Blackbriar, desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, produzidos de forma espontânea e natural, formam os mesmos que subsidiaram a investigação sobre o referido programa e a acusação dos Diretores da CIA. Ou seja, os mesmos documentos que basearam as atividades da CIA referente ao Blackbriar se tornaram a fonte para as denúncias das atividades do programa que em vários casos atingiu cidadãos estadunidenses.
Desse modo, "reafirma-se o caráter objetivo da produção documental, deixando sua utilização e/ou a interpretação ideológica ou por parte dos indivíduos que produziram os documentos, ou por parte dos pesquisadores." (LOPEZ, A. P. A. , 2005, p. 26)
Por fim, é notória a relevância do conteúdo informacional transmitido pelo documento, mas não menos relevante é o seu contexto de produção que o torna mais compreensível.

0 comentários: