quarta-feira, 10 de junho de 2009

Você sabia?


No último encontro geral anual, os membros votantes da ICA - International Council on Archives (Conselho Internacional de Arquivos) - decidiram que o dia 9 de junho seria celebrado como o Dia Internacional dos Arquivos. Foi neste dia, em 1948, que a ICA foi fundada em Paris. O primeiro Dia Internacional dos Arquivos é também uma comemoração aos 60 anos de criação da ICA.

O Dia Internacional dos Arquivos oferece aos Arquivistas ao redor de todo o mundo uma oportunidade para promover e divulgar as causas dos documentos e arquivos em seus países. Isso pode ser usado para persuadir responsáveis por tomadas de decisões chaves, além de que a eficácia dos registros é uma condição essencial para a boa governança, transparência e accountability; para enfatizar a importância da preservação dos arquivos para a memória coletiva de nações e sociedades; e para encorajar membros da sociedade que o nunca o fizeram que consultem os arquivos pela primeira vez.

De forma mais geral, ele pode ser usado como um meio de elevar o perfil público dos arquivos e arquivistas na mídia. Em países onde não há nenhuma celebração nacional dos arquivos, o IAD fornece um poderoso impulso para que se possa organizar um pela primeira vez. E naqueles países cuja essa prática é comum, o IAD oferece outra chance para reforçar as principais mensagens sobre a importância dos arquivos.

Fonte: www.ica.org
Tradução: Rodrigo Araújo

0 comentários: