sexta-feira, 26 de junho de 2009

Quem disse que dinheiro não dá em árvore???


Ele dá na Arruda

Embora algumas pessoas achem que o Diplomática Contemporânea esteja se afastando de seu foco principal, vale lembrar que a proposta que acolhemos no início deste trabalho foi bem mais ampla do que a elaboração do trabalho final de Diplomática e Tipologia Documental. Como colocado em nossa própria apresentação, o blog tem o objetivo de se tornar um canal de discussões referentes aos trabalhos arquivísticos, à importância da diplomática aplicada aos arquivos, sem deixar de abordar aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais...

Enfim, temas que possam, por quaisquer meios, influenciar nosso modo de vida e a forma como a compreendemos...

Hoje pela manhã, durante minha leitura diária do Correioweb, deparei-me com uma notícia que anda bastante corriqueira nos últimos meses. Seu título, em princípio, pode levar os mais desavisados ou fãs incondicionais a um delírio momentâneo. Uma rápida leitura, ingênua e desprovida de capacidade crítica mais apurada, me fez, igualmente, experimentar esta sensação...

Embora não seja um fã incondicional de seu trabalho ou morra de amores por suas músicas, uma ou outra canção sua me chamam a atenção. O fato é que o GDF anda planejando trazer o cantor PAUL McCARTNEY para realizar um show em comemoração aos 50 anos de Brasília.

Até aí, tudo certo. Não fosse o fato de o cachê do artista girar em torno de US$ 1 milhão. Isso mesmo. Em dólares. Esse valor, pela cotação da moeda americana realizada ontem, 25/06, gira em torno de R$ 2 milhões.

Sensacional idéia... Afinal, a população do Distrito Federal sempre esteve ansiosa por um show desse tal de PAUL (os fãs não me levem a mal). Aliás, essa é uma das muitas reivindicações que os moradores do Itapoã, da Estrutural, do Arapoanga e grande parte do Distrito Federal sempre tiveram: Para eles, ver um dos ícones da música mundial cantar aqui será motivo de frenesi.

Aliás, por aqui as coisas parecem andar todas como deveriam: os hospitais funcionam como se no primeiro mundo estivéssemos, a segurança e a educação andam bem. As políticas de distribuição de renda e o emprego estão ainda melhores. O transporte público então... Devo ter esquecido algum outro aspecto, mas a esta altura você com certeza já consegue pensar em outros..

Mas o que me chama a atenção não são estes milhões que o Arruda pretende gastar nesta empreitada. Mas é a forma constante e continuada com que o GDF vem fazendo importantíssimos investimentos com o nosso dinheiro: 3 milhões para a Beija Flor homenagear os 50 anos de Brasília durante o carnaval, mais 2 milhões para o carnaval daqui, 10 milhões para a estrondosa festa de 49 anos da cidade e tantas outros gastos inúteis que eu poderia, sem exageros, continuar este post até o fim desta página. Embora sejam valores pequenos se comparados aos gastos com propaganda do GDF, é um dinheiro que sai de nosso bolso. Dizem as más línguas que estas cifras ultrapassam a casa dos 100 milhões... :) (eu nao disse nada, rs)

E por ai se escorre a saúde, a educação, a infraestrutura, a segurança, o transporte público... E logo no começo do ano eu fico imaginando que vou trabalhar quase a metade de um ano inteiro para pagar os impostos que o governo me cobra. Mas como bom cidadão brasilense, filho desta terra, vou orgulhoso assistir ao show do Paul McCartney, abraçado a um irmão morador da estrutural, vamos juntos cantar as conhecidíssimas músicas do tal de Paulo, com nosso inglês fluente, e depois ficarei feliz em ver, pela tv, uma homenagem ao aniversário de Brasília sendo carregado nos carros alegóricos da Beija Flor durante o Carnaval do Rio de Janeiro.

E se o Arruda me preguntasse, eu diria: a Beija Flor não, Sr. Governador, mas a Mangueira. Vamos ver a mangueira entrar...

E depois disso, passada a euforia, voltando à nossa realidade, cantaríamos felizes: É créu neles!!!





Créditos: Maurício Ricardo do CHARGES.COM.BR


0 comentários: