sábado, 20 de junho de 2009

Questão do Dia



Deixamos claro, mais uma vez, que esse quadro é postado regularmente, porém de acordo com a disponibilidade dos membros do grupo.


Resposta da Questão do Dia de ontem, 19/06/2009:



CERTO - A tipologia documental ou diplomática contemporânea, que tem por objeto o tipo documental, é a ampliação da diplomática na busca da gênese documental.
CERTO - A tipologia documental tem papel importante no processo de elaboração de planos de classificação de documentos, pois sua identificação impõe, necessariamente, a vinculação destes com uma atividade da organização, que, de alguma forma, deve ser expressa no instrumento de classificação.
ERRADO - Abaixo-assinado, carta patente, certidão, circular e processo são exemplos de tipologias documentais existentes nos arquivos.
ERRADO - A informação tem seu texto presidido por um modelo, que é denominado gênero documental.


Questão do Dia:


(ANTAQ/2008)

O interesse pela tipologia documental perpassa o ponto de fixação terminológica, de preciosismo profissional, porque o próprio tipo leva anexo, por razão de seu próprio fundo e formas, a manifestação da informação que convém.


Alonso apud Antonia Heredia Herrera. En torno al tipo documental. Arquivo e Administração. Rio de Janeiro, v. 6, n.º 2, jul.-dez./2007, p. 25 (com adaptações).



Considerando o fragmento de texto acima, julgue os itens subsequentes, acerca da tipologia documental.


( ) Tipo, termo comum que significa modelo, referência, é um termo de uso frequente e vinculado, em suas raízes, à diplomática.
( ) Tipo documental está ligado diretamente à forma e à unidade documental; forma é a configuração que apresenta um documento segundo os diferentes estados de transmissão.
( ) O termo tipo, aplicado aos documentos de arquivo, tem, ao longo do tempo, três versões: tipo diplomático, tipo jurídico e tipo documental. O tipo diplomático se reconhece pela disposição das formalidades jurídico/administrativas exigidas na formalização do negócio ou assunto.
( ) Não se descreve o tipo documental, pois ele não é a unidade documental. No momento da identificação e da descrição, ele, o tipo documental, é uma característica de uma unidade documental.
( ) O tipo documental é modelo que permite serem reconhecidos os documentos de iguais características, que são testemunhos de ação ou ato determinado.
( ) A análise documental é descrição arquivística e, também, identificação. A identificação é reconhecimento, e a descrição é representação.

0 comentários: