quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dica de Texto

Diplomática Contemporânea como fundamento para a construção de metodologias em arquivística: a identificação de tipologias documentais

Resumo: Na década de 80, assistimos a uma revisão da diplomática, cujas bases teórico-metodológicas passaram a ser utilizadas para a identificação dos documentos contemporâneos, aplicadas aos programas de gestão de documentos e ao tratamento de fundos acumulados. No âmbito das experiências desenvolvidas em arquivos de países ibero-americanos, contexto em que se insere Espanha e Brasil, nosso objeto de estudo, surge o termo Identificação e inicia-se a construção de uma tradição arquivística para identificar tipologias documentais, contextos de produção e arquivos. Esta pesquisa busca refletir sobre a utilização dos parâmetros conceituais propostos pela diplomática e como vêm sendo utilizados para a construção de metodologias em arquivística. A inserção desta nova perspectiva da diplomática no campo da arquivística, denominada tipologia documental, possibilitou a implementação de um processo de normalização de parâmetros metodológicos para compreender e tratar o documento de arquivo, tema que ocupa hoje um considerável espaço de reflexão na literatura internacional.

O texto é um trabalho da professora do curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense Ana Célia Rodrigues e sua leitura traz um conceito ainda pouco difundido e estudado no Brasil: a identificação. Para a íntegra do documento, clique aqui.

0 comentários: