quinta-feira, 2 de julho de 2009

Acadêmico da vez


André Porto Ancona Lopez

O final do semestre se aproxima, em busca de ganhar uns pontos a mais fazer uma homenagem a este grande professor, mentor desta interessante ideia de se montarem os blogs, alguns muitos interessantes o nosso melhor, fica aqui uma forma de se conhecer um pouco mais a respeito de seu trabalho e sua produção acadêmica. Além disso, vale destacar o grande ser humano que demonstrou ser ao longo do semestre, com seu bom humor e seus questionamentos que muito nos fizeram evoluir, trazendo novas questões que direcionarão muitos trabalhos no futuro. Quero meu ponto, professor. Um abraço aos colegas que tiveram a ideia de homenagear o mentor e isso é um plágio descarado da ideia deles O ARQUIVO! .

André Porto Ancona Lopez é professor do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, onde leciona, entre outras disciplinas, Diplomática e Tipologia Documental para o curso de graduação em Arquivologia somo nozes e Metodologia de pesquisa para o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.

Especializou-se na organização de arquivos pelo IEB/ECA-USP após ter se graduado em História pela FFLCH-USP. Seu mestrado em História Social (USP) foi publicado sob o título Tipologia documental de partidos e associações políticas brasileiras (Ed. Loyola, 1999).

Doutorou-se em 2001 pela FFCLH-USP, com o trabalho "As razões e os sentidos: finalidades da produção documental e interpretação de conteúdos na organização arquivística de documentos imagéticos". Publicou, pelo Arquivo do Estado de São Paulo, em 2002, o livro Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa. Sua experiência arquivística inclui passagens por várias instituições, entre as quais o Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa (CEMAP), o Arquivo de Negativos da Prefeitura de São Paulo (SMC-DPH) e o Arquivo do Município de Amparo, do qual foi diretor.

Conheça mais sobre o André, clicando aqui

1 comentários:

O Arquivo. disse...

tá plageando nossa idéia, né, Rodrigo!... quero ver na hora de falar mal de novo! rsrss